gatos
Hoje fui correr de manhã, como tenho feito desde que não nos falamos mais por ligação. Era 5h30 da manhã e eu estava passando rapidamente pelos gatos do parque, sentados num banco. Meu passo médio era de 7 minutos por quilômetro, e mesmo assim pude observar a cena em cada detalhe. Vantagens de uma boa pista.
Um gato rajado preto e amarelo sentava encolhido no banco, em posição de ataque, olhando para baixo. Logo abaixo, sentado no chão e sendo observado pelo gato rajado estava um gato preto, destemido e tranquilo também olhando para sua contraparte.
Não sei se você sabe, mas gatos rajados de preto e amarelo são raríssimos e, mesmo assim, ainda os vemos nas ruas. Acho até que já vi mais gatos assim nas ruas do que em casas recebendo amor e carinho.
Aquele gato lindo, estava olhando com medo para o gato preto, que apenas o admirava destemido. O gato preto poderia ser atacado, mas preferiu se arriscar e continuar admirando o gato rajado. Se o gato preto se aproximasse, seria atacado; se se afastasse, perderia o gato rajado de sua visão. A melhor coisa a se fazer naquele momento era se manter exatamente como estava, nem tão perto e nem tão longe. Se o gato rajado tentasse se aproximar, o gato preto deveria se afastar, para manter o equilíbrio perfeito.
E se o gato rajado descesse de seu pedestal? O que o gato preto faria quando sua visão do gato rajado já não fosse tão bonita? Se afastaria novamente, ou subiria ele no banco para manter a mesma simetria?
Mas veja, a simetria foi quebrada. O gato rajado precisa daquele pedestal porque é raro, porque mesmo sendo raro não recebe amor e carinho. O gato preto sobre no banco e aquele espaço é desfigurado. O banco já não é mais um pedestal.
Em uma tentativa de restabelecer o equilíbrio e a distância tão caras ao gato preto, ele perdeu completamente o gato rajado. De cima, ele já não consegue observá-lo, nem se defender. O que antes era simbiose virou um grande parasitismo. Não é possível ser destemido num pedestal, todos chegam até você, mas ninguém pode ficar.
O gato rajado então, que confiou na admiração do gato preto e tentou uma aproximação, perdeu seu admirador. Sua beleza já não é mais vista e ele está apenas em posição de ataque. Um movimento de afeto acabou com o equilíbrio entre beleza e observador.
Grandes raridades precisam ser vistas a uma distância, correndo o risco de se desfazerem por completo ao menor sinal de carinho.
Comments
Post a Comment
Leave anything you'd like, positive or negative, I'm all ears!