touro vs. escorpião
Fábulas e mitologias explicam tudo que precisamos saber. Como pode a astrologia, a mitologia grega e as histórias que nos contam quando crianças se debruçarem sobre os mesmos dois animais?
Como um animal tão grande e valente pode ser símbolo de amor e lealdade? E como um inseto qualquer pode ser símbolo do mistério e da sedução?
Na astrologia, o touro representa o conforto. O amor carinhoso, a estabilidade de alguém que é covarde demais para ir embora. O escorpião por sua vez é notório por sua falta. Traíra, secreto. Não é difícil saber qual desperta mais interesse.
Se aqui a metáfora é barata, precisamos ir mais fundo.
Tentarei ser rasa, por pura falta de energia mascarada de presunção. Quando pequena ouvia a história do escorpião e da tartaruga. O escorpião pede à tartaruga ajuda para atravessar o rio, a tartaruga resiste, mas, como sabemos, o escorpião é irresistível e a convence. O argumento do escorpião é que picar a tartaruga também o mataria. Familiar o suficiente para partirmos daqui.
Mesmo assim, quando estavam quase chegando na outra beira do rio, o escorpião pica a tartaruga, que se afoga e o leva junto. A moral da história, segundo meu pai, era que faz parte da natureza de algumas pessoas machucar outras. Meu pai também sempre adicionou outra observação: “nunca confie em pessoas do signo de escorpião”.
Mas como eu, taurina, faria isso? Não é justo que onze signos possam ter uma relação mágica com seus opostos complementares e eu tenha que me privar dessa intensidade apenas por saber que vou terminar afogada. Irônico é saber que quem afogou fui eu.
Ataquei com uma fábula e me reconheço por meio da mitologia. Algo inalcançável, belo demais, puro demais, que se torna um monstro cujo único destino é ficar escondido. Apenas um desafio formador de grandes heróis.
Comments
Post a Comment
Leave anything you'd like, positive or negative, I'm all ears!